ALGUNS FATOS & CURIOSIDADES DO GRUPO CINEMA PARADISO

GRUPO CINEMA PARADISO CELEBRA 25 ANOS

► Nos últimos 25 anos, o Grupo discutiu aproximadamente 700 filmes.

► 16 é o número médio de participantes em cada reunião.

► São discutidos em média 25 filmes ao ano, sendo que aproximadamente 30% são de filmes brasileiros.

► Na primeira reunião em 1/7/1995, o filme discutido foi Forrest Gump: O Contador de Histórias (EUA-1994), dirigido por Edward Zemeckis, com Tom Hanks e Robin Wright. 

► O filme mais antigo discutido pelo grupo é o clássico Cantando na Chuva (EUA-1952), de Stanley Donen, com Gene Kelly e Debbie Reynolds. A discussão se deu no final dos anos 90. 

► Um dos clássicos mais queridos do grupo é O Sétimo Selo (Suécia-1957), dirigido por Ingmar Bergman, com Max von Sydow e Gunnar Björnstrand. O filme foi discutido em dois momentos distintos do grupo por ocasião dos relançamentos nos cinemas: uma vez na década de 2000 e outra na década de 2010. 

► Entre as reuniões mais polêmicas e com as discussões mais acirradas, estão as dos filmes O Labirinto do Fauno (Espanha/México-2006), de Guillermo del Toro, e Cópia Fiel (França/Itália/Irã-2010) de Abbas Kiarostami. 

► A reunião mais longa foi a do filme brasileiro Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que teve de ser dividida em dois dias e durou 10 horas ao todo, visto que tinha muitos participantes e gerou muitas discussões. Não houve tempo suficiente para terminar em apenas um dia.

► Outro filme brasileiro cuja reunião foi memorável é Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodansky, que encheu de gente, principalmente adolescentes, e deu muita polêmica. 

► Uma discussão também muito extensa e intensa foi a do filme do diretor italiano Michelangelo Antonioni, O Passageiro – Profissão: Repórter (Itália/França/Espanha-1975), que aconteceu antes do Natal de 1996. Nessa época, as reuniões aconteciam aos sábados à noite. Combinaram que, após a discussão, haveria uma ceia coletiva. As pessoas começaram a discutir no início da noite, mas se empolgaram tanto com a discussão do filme e de seus extraordinários planos-sequência que o jantar só foi servido depois da meia-noite. 

► A reunião com o maior número de pessoas foi a do filme Birdman (EUA-2014), que teve 31 participantes em pleno domingo de Carnaval em 2015.

► O filme que dá nome ao grupo, o inesquecível Cinema Paradiso (Itália/França-1988), de Giuseppe Tornatore, será discutido virtualmente, pela primeira vez, no domingo 5/7/2020. 

► O diretor espanhol Pedro Almodóvar é o ‘queridinho’ do grupo e as discussões de seus filmes são bastante disputadas. Dos 22 longas realizados pelo diretor até hoje, ao menos 10 foram discutidos desde que o grupo foi criado em 1995.

► Durante os seus primeiros 17 anos, o grupo foi majoritariamente formado por mulheres. A partir de 2013, mais homens começaram a aparecer para os debates e hoje formam aproximadamente 30% dos participantes.

Até o ano 2000, as reuniões aconteciam sábado à noite e não era incomum ultrapassarem a meia-noite. Justamente por isso, muitos integrantes sugeriram mudar de horário e o domingo à tarde “pegou”. 

Na quarta reunião do grupo, em 1995, houve um fato curioso. Estavam D. Elza, Cláudia e sua irmã Ângela, as três fundadoras do grupo, esperando os participantes e conversando. Era um sábado de chuva forte e, enquanto aguardavam, naturalmente surgiram assuntos familiares. Como não aparecia nenhum integrante, D. Elza, então, interrompeu a conversa e disse que estavam lá para falar sobre filme e não sobre a família. Assim sendo, as três fizeram o debate sobre o filme naquele dia. Um exemplo do comprometimento que sempre marcou a trajetória do grupo. 

Nunca houve interrupção das reuniões ao longo do ano. Algumas vezes em que houve reforma na casa de D. Elza, alguns integrantes ofereceram suas casas para que não houvesse interrupção.

Veja também: QUEM É O GRUPO CINEMA PARADISO [+]
Veja também: GRUPO CINEMA PARADISO CELEBRA 25 ANOS [+]



0 comentários: