O Beijo no Asfalto

FILME: O Beijo no Asfalto
(O Beijo no Asfalto, Brasil, 2018, 98 min)

Reunião dia: 13.09.2020 (reunião virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
9,16

Roteiro e Direção: Murilo Benício

Elenco: Lázaro Ramos, Débora Falabella, Stenio Garcia, Fernanda Montenegro, Otávio Muller, Luiza Tiso, Augusto Madeira e Marcelo Flores.

Sinopse: O enredo se desenvolve em torno de Arandir, vivido pelo ator Lázaro Ramos, um trabalhador casado do subúrbio carioca, na década de 60, que se vê envolvido numa situação complexa após socorrer um homem que acaba de ser atropelado e que, ainda agonizando no asfalto, lhe pede um beijo. O protagonista cumpre o seu último desejo, porém este ato é flagrado pelo seu sogro, Aprígio, (Stênio Garcia), e registrado pelo repórter policial Amado Ribeiro (Otávio Muller), inescrupuloso e sensacionalista, o que vai desencadear consequências inexoráveis ao longo da história. Filme com cenários inusitados e em preto e branco, conta com fortes atuações durante as leituras do texto de Nelson, como Fernanda Montenegro, Otávio Muller e o diretor Amir Haddad.

 

Esta obra é a terceira versão cinematográfica baseada na peça teatral do dramaturgo Nelson Rodrigues e, também, a estreia de Murilo Benício como diretor de cinema. Segundo o diretor, em entrevista recente ao Canal Brasil, é uma homenagem ao teatro, além de uma meta-adaptação do texto teatral para o cinema.

 

Sobre o Diretor: Murilo Benício é ator, nascido no Rio de Janeiro em 1971 e, uma vez que sua trajetória artística se inicia aos dez anos nos palcos de teatro, podemos compreender o porquê de iniciar sua fase como diretor e roteirista de cinema prestando uma bela homenagem ao teatro, ou seja, dialogando com o texto de Nelson Rodrigues, por meio de forma e linguagem arrojadas. Seu segundo longa-metragem é Pérola, também adaptação de uma peça de Mauro Rasi, que está em fase de finalização. De acordo com Murilo Benício é uma comédia emocional com inspirações na estética visual do diretor espanhol Pedro Almodóvar, mas ainda não há uma data marcada para o lançamento.
Além de teatro e televisão, Benício atuou em muitas produções cinematográficas. Destacamos algumas: sua estreia em O Monge e a Filha do Carrasco, de Walter Lima Jr (1995), uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, em que interpreta o recém-chegado monge Ambrosius, por volta do século XVII, que se sensibiliza com a forma como é estigmatizada a filha de um homem odiado na cidade por ser o carrasco local.
Outra obra foi Orfeu, de Cacá Diegues (1999), filme brasileiro, em que faz o papel de Lucinho um chefe de tráfico que é obcecado por Euridice (Patrícia França), o grande amor de Orfeu, (Toni Garrido) um compositor de escola de samba. Posteriormente em Amores Possíveis, de Sandra Werneck (2001), vive Carlos, o par romântico de Julia (Carolina Ferraz). Os dois marcam de se encontrar no cinema, porém Julia não comparece, a partir dali o enredo se desenrola em três vertentes diferentes.
Em O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca (2003), baseado no romance “O Matador” de Patrícia Melo, Murilo interpreta Máiquel, um homem comum que, após uma aposta com amigos, se transforma em um assassino respeitado pelos bandidos e pela polícia, e em herói, pois passa a ser admirado pela população, além de ser amado por duas mulheres.
E em O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida (2018), filme brasileiro do gênero de suspense e terror, interpreta Inácio, um gerente arrogante e ríspido de um restaurante de classe média em São Paulo que acaba sendo assaltado, e ainda, tem uma relação conflituosa com os funcionários. Por este filme, que foi discutido pelo Grupo Cinema Paradiso, Murilo ganhou o prêmio de melhor ator no Festival SESC Melhores Filmes 2018.
É um artista de muito talento, reconhecido pela crítica e pelo público, inclusive em sua estreia como diretor. O filme O Beijo no Asfalto conquistou diversos prêmios na imprensa, televisão e em festivais de cinema nacional e internacional, sendo eles, o prêmio de Melhor Filme Nacional, de atriz (Débora Falabella), roteiro e direção (Murilo Benício), e fotografia (Walter Carvalho) no Festival SESC Melhores Filmes 2018. Outros prêmios: melhor filme na 7ª edição do International Filmmaker Festival of New York e o Prêmio de Outstanding Achievement in Acting para Lázaro Ramos, e ainda, o prêmio de público na 2ª Mostra de Cinema do Brasil, em Lisboa, 2019.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2020 ►

0 comentários: