MOSTRA 10 OLHARES - CINEMA BRASILEIRO ANOS 2010

Mostra 10 Olhares é uma vitrine importante dos filmes produzidos no Brasil na última década

22/04/2021
Por João Moris

Cena do filme Baronesa, de Juliana Antunes  - Foto: Divulgação

Raridade! Uma preciosa compilação de filmes brasileiros recentes está disponível gratuitamente na plataforma da Mostra Cinema Brasileiro Anos 2010 – 10 Olhares, que começa hoje e vai até dia 30/04. Na década 2011 a 2020, foram lançados cerca de 180 filmes ao ano no Brasil e, lamentavelmente, a grande maioria dessas produções foi pouco vista ou é desconhecida do grande público.

Organizada pelo curador do prestigiado Festival Internacional de Curitiba – Olhar de Cinema e delegado brasileiro do Festival de Berlim, Eduardo Valente, a Mostra 10 Olhares conta com a exibição de 43 longas e 28 curtas curados por programadores e pesquisadores de festivais de várias partes do país, que nos últimos anos têm se estabelecido como vitrines e polos importantes da cinematografia nacional (Cachoeiradoc na Bahia, Tiradentes em Minas Gerais, CineCeará, Festival de Cinema de Vitória etc).

Entre os filmes mais conhecidos e que desfrutaram de certo sucesso à época do lançamento, destacam-se Praia do Futuro (de Karim Ainouz), As Boas Maneiras (de Juliana Rojas e Marcos Dutra), Café com Canela (de Ary Rosa e Glenda Nicácio), Arábia (de Affonso Uchoa e João Dumans), Martírio (de Vincent Carelli), além do premiado curta Kbela (de Yasmin Thainá).

Entre os menos conhecidos, há filmes de vários diretores que despontaram nos últimos anos como nomes promissores do chamado Novíssimo Cinema Brasileiro, tais como André Novais Oliveira (Ela Volta na Quinta), Caru Alves de Souza (Meu Nome é Bagdá), Marcelo Caetano (Corpo Elétrico), Gustavo Vinagre (Nova Dubai), Juliana Antunes (Baronesa), Caetano Gotardo (O Que Se Move), Guto Parente e Pedro Diógenes (Inferninho), além dos veteranos Júlio Bressane (Garoto), Andrea Tonacci (Já Visto, Jamais Visto), Luiz Rosemberg Filho (Guerra do Paraguay), Tavinho Teixeira (Sol Alegria) e Paula Gaitán (Luz nos Trópicos).

Muito se fala da diversidade do atual Cinema Brasileiro, mas poucas são as oportunidades de os próprios brasileiros vivenciarem essa pluralidade. A Mostra 10 Olhares oferece uma gama variada de estéticas, narrativas e linguagens àquelas pessoas abertas a experimentar novas visões. Link para a Mostra 10 Olhares https://www.10olhares.com/. Filmes disponíveis até o dia 30 de abril.

0 comentários: