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FILME: Mundo Invisível
(Mundo Invisível, Brasil ,2012 , 93 min)
Reunião do dia:
16.06.2013 Nota atribuída pelo
grupo: 7,2
Direção: Theo Angelopoulos, Gian Vittorio Baldi, Atom Egoyan , Wim
Wenders, Marco Bechis, Guy Maddin, Jerzy Stuhr, Laís Bodanzky, Manoel de
Oliveira, Maria de Medeiros, Beto Brand e Cisco Vasques.
Roteiro: Gian Vittorio, Marco Bechis
Elenco: Júpiter Apple, Gian Vittorio Baldi, Sônia Braga
Sinopse: Doze diretores
convidados pela organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
apresentam sua visão sobre a invisibilidade nos dias atuais, a partir de
segmentos rodados na cidade de São Paulo.
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Do Visível ao Invisível,
por Manoel de Oliveira . Ricardo e Leon são velhos amigos que se reencontram
na Av. Paulista. Um deles é brasileiro; o outro, português. Tentam
conversar, mas sempre são importunados pelo celular de um deles.
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Tributo ao Público de
Cinema, de Jerzy Stuhr. Em homenagem às plateias de cinema, o
diretor filma o público em uma das sessões de seu filme “O Tempo de Amanhã”,
exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
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Gato Colorido, de
Guy Maddin. É sobre a vida de um gato preto que vive no Cemitério da
Consolação e o modo como ele lida com os visitantes no Dia de Finados.
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Fábula- Pasolini em
Higienópolis, de Gian Vittorio Baldi. Em 1968, o cineasta Pier Paolo
Pasolini queria filmar a vida do apóstolo São Paulo na periferia de uma
grande cidade. Décadas depois, Gian Vittorio Baldi realiza esse sonho no
bairro de Higienópolis.
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Tekoha, de Marcos
Bechis. Um grupo de índios Guarani- Kaiowá visita a mata nativa do Parque
Trianon, na A. Paulista.
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Ver ou não Ver, de
Win Wenders. Yasmin, Itamara e Dandara iam a uma escola para Deficientes
Visuais. Porém , com o pioneiro programa desenvolvido pela Dra. Sílvia
Veitsman, que ensina crianças a usarem a visão residual desde cedo, as 3
passaram a frequentar uma escola comum.
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Aventuras de um Homem
Invisível, de Maria Medeiros. Um garçom leva uma bandeja de café da
manhã pelos corredores de um hotel de luxo. No abrir de portas para efetuar
sua tarefa, muitas vezes , vê mais do que deveria.
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Céu Inferior, de
Theo Angelopoulos, O submundo do centro e do subterrâneo da cidade de São
Paulo.
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Yerevan- O Visível
,de Atom Egoyan. Um homem vai à capital da Armênia, Yerevan, para pesquisar
a história do avô. Leva fotos que mostra aos habitantes locais em busca de
informação. Um dos habitantes reconhece um velho amigo, que havia sofrido
uma repressão jamais relatada pelos meios oficiais brasileiros.
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O Ser Transparente,
de Laís Bodanzky. Para Yoshi Oida, criador do conceito de “ator invisível”,
um ator obtém grande interpretação quando o espectador não o enxerga em
cena, apenas vê a cena.
Kreuko, de Beto Brand e Cisco Vasques. Entre a vida e a morte,
Kreuko faz um elogio à loucura.
Sobre os Diretores: Esse filme é um longa-metragem composto de vários
segmentos sob o olhar de diferentes cineastas. Eis algumas breves informações
sobre eles.
Théo Angelopoulos foi um diretor de cinema grego, nasceu em 1936
em Atenas, Grécia. Cursou Direito em Atenas, estudou Literatura em Paris,
trabalhou como crítico de cinema e só em 1968, realiza um sonho ao dirigir seu
primeiro filme, A Emissão, um curta-metragem. Em 1975, seu
terceiro longa A Viagem dos Comediantes consegue sucesso
internacional e se torna o diretor grego mais reconhecido no mundo, colecionando
prêmios, entre eles, a Palma de Ouro, por A Eternidade e Um
Dia
(1998).
Gian Vittorio Baldi foi produtor, diretor e roteirista de filmes
italianos, nasceu em 1930 em Lugo, Itália. Iniciou no mundo do cinema através do
irmão, crítico de cinema, escrevendo textos para ajudar o irmão e apaixonou-se
por essa arte. Trabalhou como ator , dirigiu seus próprios filmes e é um dos
mais importantes profissionais do cinema italiano.
Win Wenders é cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema
alemão, nasceu em 1945 em Düsseldorf, Alemanha. Sempre foi conhecido pela
misturas de abordagens, transitando entre ficções , documentários e séries de TV
marcadas pelo realismo fantástico. Tornou-se conhecido por seu segundo
longa-metragem em 1972, O Medo do Goleiro Diante do Pênalti,
conquistando importantes premiações internacionais.
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