Destacamento Blood

FILME: Destacamento Blood
(DA 5 Blood, EUA, 2020, 155 min)

Reunião dia: 16.08.2020 (reunião virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
8,17

Direção: Spike Lee

 

Roteiro: Spike Lee, Kevin Willmott, Paul De Meo e Danny Bilson

Elenco: Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Normam Lewis), Melvin (Isiah Whitlock Jr.), David (Jonathan Majors), Hanoi Hannah (Veronica Ngo), Hedy (Mélanie Thierry).

 

Distribuidora: Netflix

Sinopse: Spike Lee, um dos mais importantes diretores estadunidenses está de volta com a sua versão sobre a guerra do Vietnã. E nessa versão os personagens principais são combatentes afrodescendentes. Pela primeira vez um filme sobre a guerra do Vietnã coloca em primeiro plano os negros que lá combateram. É a história de quatro veteranos de guerra que voltam para o antigo campo de combate na esperança de resgatar os restos mortais de seu comandante e também encontrar um tesouro enterrado. O filme resgata a participação dos negros na guerra, que sempre estiveram na linha de frente das batalhas e quase nunca no comando, onde representaram 30% da tropa apesar de serem 12% da população americana. O filme ainda recupera muitas imagens reais da época onde podemos relembrar movimentos contestatórios e figuras históricas como Martin Luther King Jr., Ângela Davis, dentre tantos outros. Spike Lee, assim como Tarantino, sempre valoriza muito a trilha sonora, e dessa vez não foi diferente. É um deleite ouvir aquela sequência de hits, em destaque o genial Marvin Gaye. Ação, drama, alegrias, tristezas, denúncias, conflitos sociais e pessoais, tudo regado a muita música boa e belas fotografias, que são as marcas desse diretor. É a primeira colaboração de Spike Lee com a Netflix.

 

Sobre o Diretor: Spike Lee (Shelton Jackson Lee) nasceu em Atlanta, EUA, em 20 de março de 1957. Seu pai era músico de jazz e sua mãe professora. É casado com Tonya Lewis desde 1993 e tem dois filhos. Ainda criança, com 3 anos, mudou-se com a família para o Brooklyn, NY, onde cresceu e viveu todas as contradições da sociedade americana, em particular a violência do racismo, adquirindo uma consciência social e política que faz questão de expressar em todo seu trabalho. Concluiu seus estudos universitários em Atlanta. Ainda estudante, Lee já provocava polêmica ao dirigir um curta repudiando o clássico O Nascimento de uma Nação (1915) de D.W.Griffith.
Cineasta, escritor, produtor, ator, professor, possui uma vasta, importante e premiada produção cinematográfica contemplando ficção e documentário. Entre seus filmes destacam-se Faça a Coisa Certa (1989), Malcolm X (1992) e O Plano Perfeito (2006). Lee também dirige e produz curtas e documentários. Seu filme de 2018 Infiltrado na Klan teve sua première no festival de Cannes, onde recebeu o Grande Prêmio do Júri; este filme foi também ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Spike Lee sempre abordou as temáticas raciais e os problemas sociais, fazendo dos seus filmes e documentários fontes de discussão e conscientização não apenas nos Estados Unidos, mas em todos os países onde são exibidos. Com uma produção de fôlego, politizada e polêmica, Spike Lee soma dezenas de filmes e já é considerado um dos grandes da história do cinema mundial.

Infiltrado na Klan foi pauta de rica discussão do Grupo Cinema Paradiso, no final de 2018.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2020 ►

0 comentários: