Viver Para Cantar


FILME: Viver Para Cantar
(Huo Zhe Chang Zhe, China/França e Canadá, 2019, 100 min)

 

Reunião dia: 17.01.2021

Nota atribuída pelo grupo: 8,63


Direção e Roteriro: Johnny Ma

 

Elenco: Zhao Xiaoli (Zhao Li), Gan Gudan (Dan Dan), Liu Min (Liu Min), Yan Xihu (Lao Wu), Yan Huanghe, Li Tangrong, Den Xiurong, Wan Minghua.


Sinopse: Zhao Li administra uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que vive e se apresenta em um velho teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe a notícia da demolição do lugar, Zhao Li esconde o fato de todos, temendo que isso possa significar o fim da companhia: além da destruição física do espaço, é a vida de sua “família” que está em jogo. Enquanto ela procura um novo teatro para o grupo, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a infiltrar-se em sua realidade.

 

Sobre o Diretor:

Johnny Ma nasceu em Xangai, China, em 1982, mas mudou-se para o Canadá aos 10 anos de idade. Cursou o mestrado em Belas Artes na Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA. Retornou ao seu país de origem para realizar seu filme de conclusão de curso (2010). É também ator, produtor e roteirista. Atualmente, reside entre Vancouver, no Canadá, e San Sebastian Del Oeste, no México. Entre os seus vários curtas metragens , realizou no Rio de Janeiro (com apoio do Canadá), o filme de 13 min O Gênio de Quintino (veja o link do youtube abaixo). Seu primeiro longa-metragem foi Old Stone (Lao Shi), que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2016. Em 2019, realizou Viver para Cantar (Huo Zhe Chang Zhe), co-produção China, França e Canadá, que participou da seleção oficial do Festival de Cannes 2019, da seleção oficial 43ª Mostra de São Paulo e do Festival Internacional de Cinema de Shangai 2019, onde foi premiado como Melhor Filme e Atriz (Zhao Xiaoli) na mostra Novos Talentos Asiáticos.

Em 2020, Johnny Ma foi convidado entre os 17 cineastas consagrados de diversas nacionalidades, para dirigir um curta metragem para a série Feito em Casa, da Netflix. Com duração entre cinco e sete minutos, os episódios retratam a experiência do isolamento social em diferentes partes do mundo e mostram como pessoas de culturas tão adversas lidam com a pandemia do novo coronavírus. Cada diretor recebeu, portanto, a missão de contar uma história emocionante usando apenas os equipamentos que têm em casa.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2021 ►

0 comentários: