17.10.2022
Por H. Hirao
A Mostra Internacional de Cinema leva o nome da cidade, assim como os festivais de Cannes, de Berlim, de Veneza, de Brasília, de Tiradentes ou de Gramado, entre outros. A Mostra faz parte do calendário cultural de São Paulo e coloca a cidade entre as mais cinéfilas do mundo.
A Mostra não é temática, isto é, tem de tudo: ficção e documentário, longa e curta, live-action e animação, filmes para adultos e para crianças, drama, comédia, ação, experimental.
De 20 de outubro a 2 de novembro de 2022.
Mais uma semana de repescagem.
A partir do dia 15 de outubro (sábado), inicia a venda das permanentes e pacotes pelo app do evento (disponível para download a partir do dia 14, sexta-feira) e pelo site da Velox.
A troca de ingresso ocorre pelo app, 4 dias antes de cada sessão, com acesso prioritário entre 09h00 e 10h00.
Onde?
Circuito pago:
- Cinemateca Brasileira, sala Grande Otelo e área externa
- Cine Marquise, salas 1 e 2
- Reserva Cultural, sala 1
- Cinesesc
- Instituto Moreira Salles
- Cineclube Cortina
- Cine Satyros Bijou
- MIS – Museu da Imagem e do Som
- Espaço Itaú de Cinema – Augusta, sala 1 Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, salas 1 e 2
Circuito com valores populares:
- Biblioteca Roberto Santos
- CCSP – Centro Cultural São Paulo, sala Lima Barreto
- Vão Livre do Masp
- CEU Perus
- CEU Menino
- CEU Vila Atlântica
- Centro de Formação Cultural Tiradentes
Mostra on-line
gratuito:
- Sesc Digital
- SPCine Play
Quanto?
Circuito pago:
- Disponível para compra 4 dias antes de cada sessão pelo app do evento e pelo site da Velox.
- No dia da sessão, uma cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema.
- Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) / R$ 12,00 (meia).
- Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia).
Circuito com valores populares:
- Biblioteca Roberto Santos e CCSP – Centro Cultural São Paulo: R$ 4,00 e R$ 2,00
Permanentes:
- Integral (todos os dias e qualquer horário): R$ 600,00
- Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura): R$ 510,00
- Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até as 17h55, inclusive): R$ 150,00
- Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura): R$ 127,50
- Pacote de 40 ingressos: R$ 410,00
- Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00
A Central da Mostra retorna com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos ligados ao evento, como cartazes, bolsas, camisetas, canecas.
De 15 a 19 de outubro, das 12h00 às 18h00;
De 20 outubro até 02 de novembro, de segunda a sábado das 11h00 às 21h00 e, aos domingos, das 11h00 às 20h00.
O aplicativo da Mostra traz toda a programação do evento e notícias. O programa também permite a aquisição de pacotes de ingressos das sessões presenciais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais. O app estará disponível para Android (a partir da versão 7) e IOS (a partir da versão 11.4) a partir de sexta-feira, 14 de outubro.
Os filmes internacionais da Mostra são inéditos no país. Os filmes brasileiros são inéditos em São Paulo. Exceto, é claro, filmes restaurados, homenagens e retrospectivas. Ou seja, fica difícil para recomendar filmes sem ter assistido. Mas dá para arriscar alguns títulos.
Filmes premiados, como Triangulo da Tristeza (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. É o filme de abertura, na Cinemateca, em sessão para convidados. Ainda de Cannes, serão exibidos: As Oito Montanhas (Le Otto Montagne), de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, vencedor do Prêmio do Júri; Boy From Heaven (Walad Min Al Janna) de Tarik Saleh, premiado como Melhor Roteiro; La Jauría, de Andrés Ramírez Pulido, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica; e os vencedores da seção Um Certo Olhar, Joyland, de Saim Sadiq, Prêmio do Júri, Febre do Mediterrâneo (Mediterranean Fever), da diretora e roteirista Maha Haj, Melhor Roteiro e Os Irmãos de Leila (Leila’s Brothers), vencedor do Prêmio da Crítica Internacional. Também merece destaque o longa Mais que Nunca (Plus que Jamais), de Emily Atef, que esteve na seção Um Certo Olhar, e traz Gaspard Ulliel em seu penúltimo projeto antes de sua morte.
Do Festival de Veneza, vem Terceira Guerra Mundial (Jang-E Jahani Sevom), de Houman Seyedi, vencedor do Prêmio de Melhor Filme e Melhor Ator da seção Horizonte; Lobo e Cão, da portuguesa Claudia Varejão, Melhor Filme da Jornada dos Autores; Nezouh, da diretora síria Soudade Kaadan, vencedor do Prêmio do Público da seção Horizontes Extra; Blanquita, de Fernando Guzzoni, vencedor do prêmio de melhor roteiro na seção Horizontes.
Do Festival de Berlim, estão confirmados: Alcarrás (Alcarràs), filme franco-italiano de Carla Simón que levou o Urso de Ouro; o coreano O Filme da Escritora (So-seol-ga-ui Yeong-hwa), de Hong Sang-so, vencedor do Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri; Manto de Jóias (Robe of Gems), primeiro longa da mexicano-boliviana Natalia López Gallardo, também recebeu o Urso de Prata do Júri do Festival; Com Amor e Fúria (Avec Amour et Acharnement), de Claire Denis, Urso de Prata de Melhor Direção, além do austríaco Mutzenbacher, documentário de Ruth Beckermann, que levou o principal prêmio na seção Encounters.
Do Festival de San Sebastián, será exibido Los Reyes del Mundo, de Laura Mora, vencedor do Prêmio de Melhor Filme; Quem os Impede (Quién lo Impide), de Jonás Trueba, Prêmio da Crítica e de Melhor Atuação para o elenco em 2021.
Jonás, filho de Fernando Trueba, tem outro filme na seleção da 46ª Mostra: Você Tem que Vir e Ver (Tenéis que Venir a Verla), vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Karlovy Vary.
Do Festival de Locarno, a 46ª Mostra exibe o brasileiro Regra 34, de Julia Murat, vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme; Tenho Sonhos Elétricos (Tengo Suenos Electricos), de Valentina Maurel, que venceu os Prêmios de Direção, Atriz e Ator; o ucraniano Como Está Katia? (Yak Tam Katia?), de Christina Tynkevych, que ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio de Melhor Atriz para Anastasia Karpenko na seção Cineastas do Presente; e Gigi a Lei, documentário de Alessandro Comodin que recebeu Prêmio Especial do Júri.
Extra
Preciso falar também da arte do pôster. Esse ano quem assina o belo cartaz é o muralista Kobra. Vocês vão reconhecer seu estilo, pois várias obras dele estão espalhadas nas paredes e prédios da cidade. Eduardo Kobra é homenageado no documentário Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie.
A vinheta, inspirada pelo pôster, faz uma brincadeira com a menina de vestido colorido e a icônica cena de A Viagem à Lua, de Georges Méliès, que completa 120 anos. Como sempre, acompanha uma linda trilha de André Abujamra.
Preparem-se, a maratona vai começar!
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