O evento contará com uma sessão de debate com convidados,
o lançamento de dois livros sobre cinema e um encontro com os autores.
No dia 4 de junho, a partir das 13h, o Petra Belas Artes faz uma homenagem a um dos movimentos cinematográficos mais importantes do cinema brasileiro: o Cinema Novo. Além da exibição do documentário Cinema Novo (2016), vencedor do prêmio Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes, dirigido por Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, teremos um debate com a participação de Wolney Vianna Malafaia, Eduardo Parga e Cláudia de Almeida Mogadouro.
O evento também traz o lançamento de dois livros e um encontro com os autores Wolney Vianna Malafaia de “Imagens do Brasil - O Cinema Novo e as Metamorfoses da Identidade Nacional” e Eduardo Antonio Lucas Parga de “As Imagens da Nação: Cinema, Cultura, Política e História no Brasil” (1960-1990).
Sobre o documentário
Cinema Novo
Brasil, 2016, 92 min, Documentário, 12 anos
Diretor: Eryk Rocha
Sinopse: é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro. Vencedor do prêmio Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2016.
Sobre os convidados
Wolney Vianna Malafaia é carioca, cineclubista e professor de História, nascido em 1960. Doutor em História, Política e Bens Culturais pela FGV. Mestre em História Social, bacharel e licenciado em História pela UFRJ. Bacharel em Direito pela UERJ. Publicou vários artigos sobre cinema e história em periódicos e obras coletivas. Lançou em 2022 o livro Imagens do Brasil - O Cinema Novo e as Metamorfoses da Identidade Nacional.
Eduardo Antonio Lucas Parga é Doutor em História Política pelo PPGH/UERJ. Atuou em diversas instituições públicas e privadas de Ensino Superior e em Cursos de Pós Graduação. Possui livro publicado pela Editora Appris em 2022 cujo título é As Imagens da Nação: cinema, cultura, política e história no Brasil (1960-1990) dentre outros artigos em revistas especializadas.
Cláudia de Almeida Mogadouro é historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. É criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso (1995) e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação (2016). Formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo e de Campinas, ministrando cursos de história do Cinema Brasileiro. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Abepeducom) e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Cineclube Belas Artes: Cinema Novo + lançamento de livros
Quando: domingo, 4 de junho de 2023
Horário: 13h - 17h (13h - 15h30: filme + debate, 15h30 -17h: lançamento dos livros)
Onde: Petra Belas Artes - Sala 6 e mezanino
Valores: R$10 e R$20 (inteira) (meia, para estudantes e melhor idade).
Poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.
Ingressos: Na bilheteria ou pelo site http://www.cinebelasartes.com.br
Informações para a imprensa
Petra Belas Artes
Assessoria
Larissa Reis
Telefone: (11) 99118-0915
E-mail: larissa.reis@belasartesgrupo.com.br
<< Voltar
Assessoria
Larissa Reis
Telefone: (11) 99118-0915
E-mail: larissa.reis@belasartesgrupo.com.br
<< Voltar
0 comentários:
Postar um comentário