29.05.2023
Por Cláudia Mogadouro
Eduardo Coutinho, um dos mais importantes cineastas brasileiros, estaria completando 90 anos. Ele foi o principal responsável pelo fato de os documentários brasileiros serem legitimados mundialmente. Muitos livros e estudos existem sobre Coutinho e sua obra, mas ainda muitos outros serão escritos.
A obra que virou a chave do documentário brasileiro foi CABRA MARCADO PARA MORRER, um filme que conta sobre um filme que não aconteceu, mas que trouxe à tona a história de uma família e um conjunto de camponeses dilacerados pela ditadura militar.
Acaba de sair um livro, editado pela Faculdade de Educação da USP, sobre essa obra, organizado por Rogério de Almeida, Christiane Pereira e Kamilla Medeiros.
O prefácio é de Pedro de Oliveira Coutinho e as ilustrações de João Pinheiro.
O livro reúne textos de 23 autores estudiosos do cinema, entre eles, além dos organizadores já citados: Ismail Xavier, Carlos Augusto Calil, Hernani Heffner, Cláudia Mesquita, Antônio Carlos da Fontoura, Reinaldo Cardenuto, Zelito Viana, Juliana Elizabeth Teixeira, Cláudia Mogadouro (criadora e fundadora do Grupo Cinema Paradiso) e muitos outros.
Haverá uma live de lançamento no dia 3 de junho (sábado), às 16 h, com a participação de autoras e autores.
A transmissão será pelos canais da Cinemateca do MAM Rio
www.youtube.com/@MAMRio
O link de acesso ao livro, aberto e gratuito é:
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1006
0 comentários:
Postar um comentário