LANÇAMENTO

Filme lançado em circuito comercial no Brasil em 15/06/2023
 

Bem-Vindos de Novo
Brasil, Documentário, 2021, 105 min.

Direção e Roteiro: Marcos Yoshi

 

Elenco: Roberto Shinhti Yoshisaki, Yayoko Yoshisaki, Marcos Yoshi, Nathalie Yoshisaki, Cintya Thayse Yoshisaki e Mitsue Furukawa.

 

Sinopse: Um surpreendente documentário dirigido por um jovem paulista de ascendência japonesa. Marcos Yoshi escancara sua câmera para contar a incrível história de seus genitores, que em 1999 deixam os três filhos crianças com a avó no interior de São Paulo e vão trabalhar no Japão com o intuito de melhorar de vida. Trabalham como operários numa fábrica e a viagem, que era para durar 2 anos, demorou 13 anos. De volta ao Brasil, os pais praticamente não conhecem os filhos pela falta de convívio, mas aos poucos começam a refazer a vida com muitos percalços e frustração, que os levam a tomar uma decisão drástica novamente. O diretor conta a história dos seus pais (e a dele) de uma forma despojada, sincera e nunca invasiva ou piegas, como é costume em documentários de família em que o próprio diretor é também o protagonista. Por isso mesmo, o filme toca e emociona. Apesar de não ter ganhado nenhum prêmio em Tiradentes, Bem-Vindos de Novo foi unanimidade entre as pessoas que tiveram o privilégio de assisti-lo.
 

Sobre o diretor: Marcos Yoshi é sansei, terceira geração de descendentes de japoneses. Estudou cinema na Universidade de São Paulo, onde dirigiu e roteirizou os curtas de ficção “Aurora” (2010) e “Quando o Céu Desce ao Chão” (2012), seu filme de graduação, exibido e premiado no circuito de festivais universitários. Desde 2016, se dedica à pesquisa do documentário autobiográfico, e logo após completar o mestrado, em 2018, ingressou no doutorado. Em 2020, lançou o curta híbrido “Aos Cuidados Dela”, que estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes, e foi o grande vencedor do Curta Taquary. “Bem-vindos de Novo” é o seu primeiro filme de longa-metragem.


Veja o trailer oficial do filme:
https://www.bemvindosdenovo.art/#h.3itbn5fqovtf


0 comentários: