Cine-debate Educação Parceria do Coletivo Janela Aberta
com o Cine Marquise

Cena de Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho Foto: Divulgação

A sexta edição do Cine-debate Educação será com a exibição, seguida de debate, do filme RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023, 91 min)

Data: 27/08/2023 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes)
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Av Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)
Cada pessoa inscrita tem direito a um (a) acompanhante. Se quiser levar mais acompanhantes, é possível comprar ingresso.

Para se inscrever vá ao link: https://bit.ly/45x7mjP

🎥 Sobre o filme:
Para saber mais sobre o filme RETRATOS FANTASMAS:(Brasil, 2023, 91 min, documentário)
Em algumas fontes, consta classificação indicativa como livre. Em outras, consta como 12 anos. De qualquer forma, não é um filme impróprio para crianças, mas não está dialogando com elas. Entendemos que a opção de levar ou não crianças fica a critério do/a responsável.

Segundo o crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio, em seu blog Cinema, Cultura & Afins, "Retratos Fantasmas" é um filme sobre memória, com todos os mistérios que ela traz. Kleber Mendonça, cineasta pernambucano, narra em primeira pessoa a memória da casa em que morou, entre outras lembranças:

Memória da casa, mas também memória dos antigos cinemas de rua do centro do Recife, boa parte deles desativada e transformada em templos evangélicos ou estacionamentos. É a história do Recife mas, em boa parte, de qualquer grande cidade do país, todas elas assoladas pela sanha imobiliária de expansão, que os defensores do grande capital chamam de “destruição criativa”. Caetano Veloso, em sua singela poesia, falando de São Paulo, evoca “a grana que ergue e destrói coisas belas”. Mais destrói do que ergue, diga-se.

Em outro trecho, Zanin, comenta:
Documentário ou ficção? A pergunta pode ser pertinente mas não leva a uma resposta fácil. Menos ainda depois de um epílogo bastante surpreendente e de conotação fantástica. Beleza de filme.

BRASIL | 2023 | 91 min | 12 anos

🎥 Sobre o diretor:
Kleber Mendonça Filho nasceu no Recife/PE, em 1968. Cursou jornalismo, tornou-se crítico de cinema, realizou diversos curtas metragens, entre eles o premiado Recife Frio (2009). Seu primeiro longa metragem foi o documentário Crítico, decorrente de seu TCC na faculdade de jornalismo. Seus longas-metragens de ficção são O Som ao Redor (2013), Aquarius (2016) e Bacurau (codireção de Juliano Dornelles, 2019).

Sobre o Cine-debate Educação

O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras/es) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada educador /a, o quanto o filme ajuda o/a educador/a a se pensar profissionalmente.

Já foram exibidos discutidos os filmes PERLIMPS, de Alê Abreu (Brasil, 2023), OS FABELMANS, de Steven Spielberg (EUA, 2022), MARTE UM, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), CLOSE, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022) e ELEMENTOS, de Peter Sohn (EUA, 2023). Por enquanto, o projeto é mensal.

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: (11) 91702-6747, com Dalila Santos ou pelo e-mail: comercial@tonks.com.br

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:
instagram.com/coletivo.janelaaberta
facebook.com/cinemaeeducacao

0 comentários: