Cine-debate Educação Parceria do Coletivo Janela Aberta
com o Cine Marquise

 
Cena de Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça Foto: Divulgação

A oitava edição do Cine-debate Educação será com a exibição, seguida de debate, do filme UM FILME DE CINEMA (Brasil, 2023, 84 min), um filme encantador para todas as idades. O diretor do filme Thiago B. Mendonça estará presente no debate.

Data: 29/10/2023 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes)
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas) Cada pessoa inscrita tem direito a um (a) acompanhante. Se quiser levar mais acompanhantes, é possível comprar ingresso (há mais detalhes no link de inscrição)

Para se inscrever vá ao link: https://bit.ly/CinedebateUmFilmedeCinema

🎥 Sobre o filme:

Bebel, filha de um diretor de cinema em crise, decide fazer um filme com seus amigos. O filme se torna uma grande aventura e leva a turma da Bebel e sua família a um mergulho na história do cinema.

Direção e Roteiro: Thiago B. Mendonça
BRASIL | 2023 | 84 min | Livre
Elenco: Crianças: Bebel Mendonça, Isadora Mendonça, Alicia Francis Lopes Cardoso, Isaac Nascimento, Pietro Ganja Nascimento.
Participações especiais: Antônio Petrin e Carlos Francisco
Com: Rodrigo Scarpelli, Eugenia Cecchini, Camila Urbano e Val Pires

Veja o trailer: https://youtu.be/MZgaQcw13So?si=-dz-hiWBZbeCAlV1

Vá ao site do filme: https://www.umfilmedecinema.com.br/

🎥 Sobre o diretor:

Thiago B. Mendonça é diretor, roteirista e dramaturgo. Recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais por seus filmes. Estreou no cinema em 2008 com Minami em Close-up - a Boca em revista, prêmio de melhor direção no festival de Brasília. Em 2009 dirigiu o documentário para TV Santa Efigênia e seus pecados e co-dirigiu com Adirley Queirós o filme “Fora de Campo” (docTV).

Foi roteirista dos dois trabalhos seguintes de Adirley. Atua também como crítico de cinema e música e é integrante do coletivo Zagaia. No teatro estreou como dramaturgo junto ao grupo Folias em 2010. Em 2012 dirigiu os premiados curtas A Guerra dos Gibis e Piove, il film di Pio. Em 2013 dirigiu "O canto da lona" e a série em 10 episódios 50 filmes brasileiros da HBO. Em 2015 lançou os curtas “Dia da Mentira”, “Esperando o Gordão” e “Entremundo”.

Em 2016 lançou na Mostra de Cinema de Tiradentes o longa-metragem “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança", vencedor do prêmio do júri da crítica da Mostra Aurora de 2016 e vencedor do Festival Internacional Internacional de Cine Independiente de Cosquin. Como roteirista atua com diretores de sua geração, como Adirley Queirós (Ceicine), Victor Furtado (Alumbramento), entre outros. Integra o Coletivo Zagaia e é fundador e integrante da ala de compositores do Cordão da Mentira. Atualmente dirige o longa-metragem de ficção “Curtas Jornadas noite adentro” sobre um grupo de sambistas paulistas.

Sobre o Cine-debate Educação

O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras/es) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada educador /a, o quanto o filme ajuda o/a educador/a a se pensar profissionalmente. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado profissionais da educação a organizarem sessões de cinema para os/as estudantes.
 
Já foram exibidos discutidos os filmes PERLIMPS, de Alê Abreu (Brasil, 2023), OS FABELMANS, de Steven Spielberg (EUA, 2022),  MARTE UM, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), CLOSE, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022), ELEMENTOS, de Peter Sohn  (EUA, 2023), RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 20023) e NOSSO SONHO, de Eduardo Albergaria (Brasil, 2023).  Por enquanto, o projeto é mensal.

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:

instagram.com/coletivo.janelaaberta
facebook.com/cinemaeeducacao

0 comentários: