Cine-debate Educação Parceria do Coletivo
Janela Aberta com o Cine Marquise

 
Os atores Vanderlei Bernardino e Ailton Graça em cena de Mussum, o Filmis, dirigido por Sílvio Guindane  Foto: Divulgação

A nona edição do Cine-debate Educação será com a exibição, seguida de debate, do filme MUSSUM, O FILMIS, dirigido por Sílvio Guindane (Brasil, 2023, 116 min).

Data: 26/11/2023 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes)
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)
Cada pessoa inscrita tem direito a um (a) acompanhante. Se quiser levar mais acompanhantes, é possível comprar ingresso (há mais detalhes no link de inscrição)

Para se inscrever vá ao link: https://forms.gle/E4woPKGxU4b4mhEXA

🎥 Sobre o filme:

Criado nos morros cariocas, o menino Antônio Carlos é apaixonado por samba e futebol, mas sua mãe tem outros planos: quer que ele estude e tenha uma vida regrada, em família. O talento e carisma falam mais alto e, aos poucos, Carlinhos vai se transformando em Mussum e se realiza como sambista. Quando seu bom-humor e maneirismos chamam a atenção de Renato Aragão, Mussum alcança fama nacional com “Os Trapalhões”. Baseado no livro "Mussum Forévis", de Juliano Barreto.

Direção: Sílvio Guindane
Roteiro: Paulo Cursino
BRASIL | 2023 | 116 min | 12 anos
Elenco:
Ailton Graça (Mussum); Neusa Borges (Malvina); Yuri Marçal (Carlinhos jovem); Thawan Lucas (Carlinhos criança); Cacau Protásio (Malvina jovem); Gero Camilo (Renato Aragão); Felipe Rocha (Dedé Santana); Gustavo Nader (Zacarias); Vanderlei Bernardino (Chico Anysio); Késia Estácio (Leny); Jeniffer Dias (Leny Jovem); Cinara Leal (Neila), Christiano Torreão (Sargento Pincel), entre outros.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=I2-2m9z8fiw

🎥 Sobre o diretor:

Sílvio Guindane nasceu em 19/09/1983, no Rio de Janeiro. Atuou em filmes desde os 11 anos de idade, tendo feito sua estréia em Como Nascem os Anjos, de 1996 que lhe rendeu vários prêmios. Sílvio se tornou dos atores mais presentes no Cinema Brasileiro, trabalhando com grandes diretores/as. Também atuou em novelas e programas da TV Cultura e Canal Futura. Seus trabalhos mais recentes, como ator em séries, são A Divisão e Arcanjo Renegado (como delegado Carlos Mendonça), Falas Negras, Segunda Chamada, Bom dia Verônica e Impuros. Atuou em dezenas de filmes e em teatro, também é roteirista. Como diretor, realizou o curta Xeque Mate (2008), a série de TV O Dono do Lar (22 episódios, 2019-2020) e Mussum, o Filmis (2023), que recebeu 5 kikitos no Festival de Gramado: melhor filme, melhor ator (Ailton Graça), melhor atriz coadjuvante (Neusa Borges), melhor trilha musical (Max de Castro) e melhor filme pelo júri popular.

Sobre o Cine-debate Educação

Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras/es) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada educador /a, o quanto o filme ajuda o/a educador/a a se pensar profissionalmente. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado profissionais da educação a organizarem sessões de cinema para os/as estudantes.
 
Já foram exibidos discutidos os filmes PERLIMPS, de Alê Abreu (Brasil, 2023), OS FABELMANS, de Steven Spielberg (EUA, 2022),  MARTE UM, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), CLOSE, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022), ELEMENTOS, de Peter Sohn  (EUA, 2023), RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 20023),  NOSSO SONHO, de Eduardo Albergaria (Brasil, 2023) e UM FILME DE CINEMA, de Thiago Mendonça (Brasil, 2017).  Por enquanto, o projeto é mensal. 

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:

instagram.com/coletivo.janelaaberta
facebook.com/cinemaeeducacao

0 comentários: