Sessão Vitrine está de volta retomando a parceria com a Petrobras

 06.12.2023
Por H. Hirao


Uma excelente notícia para os cinéfilos: a Sessão Vitrine Petrobras volta aos cinemas! Um dos principais projetos de distribuição de filmes nacionais independentes dos últimos anos, a Sessão Vitrine Petrobras já está em cartaz em mais de 20 cidades do país.

A distribuidora Vitrine Filmes foi criada em 2010 e, já em 2011, iniciou a Sessão Vitrine. Funciona assim: a sessão exibe um filme nacional por mês com ingressos mais acessíveis, com abrangência em todo o país.

Agora, no final de 2023, a Vitrine retomou o patrocínio da Petrobras e isso faz muita diferença. O primeiro filme já é uma novidade. A Vitrine digitalizou um moderno clássico: Durval Discos, de 2002, o primeiro longa dirigido por Anna Muylaert, mesma diretora de Que Horas Ela Volta? (2015) e Mãe só Há Uma (2016) entre outros. É preciso citar que, de acordo com Débora Butruce, que supervisionou a digitalização, os negativos originais em 35 mm estavam em ótima condição, depositados na Cinemateca Brasileira. Isso mesmo: a Cinemateca Brasileira, mesmo depois de tantos problemas nos últimos anos, mantém filmes e – por que não dizer – a memória do país.

Durval Discos ganhou quase todos os prêmios no Festival de Gramado 2002: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Prêmio da Crítica e do Público. No elenco, conta com Ary França, Etty Fraser, Marisa Orth, Letícia Sabatella e a menina Isabela Guasco. Tem participações especiais de André Abujamra, Theo Werneck e da inesquecível Rita Lee.

Cena de Durval Discos (2002), de Anna Muylaert. (Foto: divulgação)

O próximo filme será Propriedade (2022), de Daniel Bandeira. É um drama tenso com muito suspense e, ao mesmo tempo, com um componente social bem forte. Lembra muito Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho, não por acaso. Daniel Bandeira começou sua carreira como montador dos curtas de Kleber A Menina do Algodão (2002) e Vinil Verde (2004). Além disso, o diretor de fotografia de Propriedade é Pedro Sotero, que também fotografou O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau, entre outros.

Malu Galli em Propriedade (2022), de Daniel Bandeira. (Foto: divulgação)

Em janeiro de 2024, estreia a animação Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023), de Marão. Do filme, não posso dizer muita coisa, mas conheço bem o diretor. Marão usa a animação para criar imagens beirando o surreal, é só notar o título que já nos deixa com vontade de assisti-lo. Dirigiu 14 curtas-metragens e centenas de filmes publicitários. Alguns de seus curtas, sempre com títulos estranhos são: Engolervilha (2003), O Arroz nunca Acaba (2005), O Anão que Virou Gigante (2008) EngoleLogoUmaJacaEntão (2011), Até a China (2015) entre outros. Vários estão disponíveis na internet. O que sei sobre o filme? É sobre uma heroína que “cavalga” uma nuvem fofinha, em companhia de uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo, viajando pelo mundo em busca de um tesouro. Primeiro longa de Marão, foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo, com grande sucesso.

Cena de Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023), de Marão. (Foto: divulgação)

Em fevereiro do ano que vem chega Sem Coração (2023), de Nara Normande e Tião. Essa dupla dirigiu um curta de mesmo nome em 2014, que foi premiado no Festival de Cannes, em Havana e no Festival de Brasília. Nara Normande dirigiu um belíssimo curta em animação chamado Guaxuma (2018). Sem Coração (o longa) traz muitas referências de Guaxuma (a cidade/praia no litoral de Alagoas), tratando da amizade de um grupo de adolescentes. Tião dirigiu o longa Animal Político (2016), sobre uma vaca sofrendo de crise existencial. E não é animação. Literalmente, uma vaca com crise existencial.

Cena de Sem Coração (2023), de Nara Normande e Tião. (Foto: divulgação)

Por enquanto foram divulgados esses quatro filmes para os próximos meses. Todos imperdíveis. Possivelmente, alguns curtas também serão incluídos.

O circuito exibidor inclui (em ordem alfabética): Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

O site oficial da Sessão Vitrine é: https://www.vitrinefilmes.com.br/sessao-vitrine/.

0 comentários: