COLETIVO JANELA ABERTA exibe e debate a premiada animação FLOW, em 27 de julho de 2025, no Cine Marquise

  Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise

Cena de Flow, de Gints Zilbalodis (Foto: Divulgação)

A 27ª edição do Cine-debate Educação traz um singelo filme que recebeu o Oscar 2025 de melhor filme de animação. FLOW (Straume, Letônia, França e Bélgica, 2024, 85 min), é uma animação surpreendente que  retrata as aventuras e desventuras de um gato após uma grande inundação. Unir-se a outras espécies de animais é o que lhe resta para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Além de permitir a reflexão sobre questões ambientais e climáticas, o filme, sem diálogos, permite que nos coloquemos no lugar daqueles que não  falam, ao mesmo tempo em que dá "voz" àqueles que nunca são ouvidos pelos humanos. A classificação indicativa é livre. Trata-se de um filme para todas as idades.

As sessões Cine-Debate Educação resultam da parceria entre o Coletivo Janela Aberta e o Cine Marquise.   As sessões são gratuitas, podendo levar 1 acompanhante. Caso queira levar mais acompanhantes, é possível comprar os ingressos. 

O formulário de inscrições está no link:

Seguem as informações de data, local e horário. 

Data: 27/07/2025 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes)
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)

Sobre o filme:

Flow (Letônia, França e Bélgica, 2024, 85 min)
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Gints Zilbalodis e Matïss Kaza

Cena de Flow, de Gints Zilbalodis (Foto: Divulgação)

Sinopse:  Um gato solitário precisa fugir de cães raivosos, quando vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Aos poucos, ele vai compreendendo que se trata de um dilúvio e ele vai buscar refúgio num barco abandonado com outras espécies de bichos. Sem nenhum ser humano, o filme de animação sem diálogos traz metáforas e reflexões muito relevantes para os tempos atuais. Um filme encantador para todas as idades.  Vencedor de muitos prêmios internacionais, dentre eles, o Oscar 2025 de melhor filme de animação. 

Sobre o diretor:   
Gints Zilbalodis nasceu na Letônia em 13 de abril de 1994. É cineasta, animador e compositor. Depois de dirigir uma série de curtas-metragens de animação, Zilbalodis escreveu e dirigiu seu primeiro longa Projām, que estreou em 2019 e foi premiado no concorrido festival de Annecy, o mais importante festival mundial na área de animação. FLOW (Straume) é seu segundo longa-metragem, teve coprodução com França e Bélgica e foi exibido na “Mostra Um Certo Olhar” do Festival de Cannes. O filme ganhou vários prêmios em todo o mundo, incluindo melhor filme de animação no Globo de Ouro e Oscar de 2025. Esta foi a primeira produção da Letônia a ser indicada ao Oscar e, além de vencer como animação, foi indicada ao prêmio de melhor filme internacional.

Sobre o Cine-debate Educação

Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras e educadores) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada profissional da Educação, contribuindo com a reflexão sobre seu papel social. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado educadoras (es) a organizar sessões de cinema para estudantes de todas as esferas de ensino.
.
Já foram exibidos discutidos os filmes Perlimps (Brasil, 2023), Os  Fabelmans  (EUA, 2022),  Marte Um (Brasil, 2019), Close (Bélgica, 2022), Elementos,  (EUA, 2023), Retratos Fantasmas (Brasil, 20023),  Nosso Sonho (Brasil, 2023) e Um Filme de Cinema (Brasil, 2017), Mussum, o Filmis (Brasil, 2023), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, Brasil, 2017), Vidas Passadas (EUA, 2023), O Menino e a Garça (Japão, 2023) e A Sala dos Professores (Alemanha, 2023),  Dias Perfeitos (Alemanha/Japão, 2023), A Hora da Estrela (Brasil, 1985), Divertida Mente 2 (EUA, 2024), Estranho Caminho (Brasil, 2023), O Último Pub (Reino Unido, França e Bélgica, 2023), Ainda Somos os Mesmos (Brasil e Chile, 2023),  O Dia que Te Conheci (Brasil, 2023), Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Brasil, 2024), Ainda Estou Aqui (Brasil, 2024), Vitória (Brasil, 2024), Quando Chega o Outono (França, 2024), Virgínia e Adelaide (Brasil, 2024) e Kasa Branca (Brasil, 2024). Por enquanto, o projeto é mensal. 

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:

instagram.com/coletivo.janelaaberta
facebook.com/cinemaeeducacao
site: www.janelaaberta.org


0 comentários: