GRUPO CINEMA PARADISO COMEMORA SEU 30º ANIVERSÁRIO

Evento de comemoração no Cine Marquise dia 11/8
exibe o celebrado longa nacional Malu

O Grupo Cinema Paradiso comemora seu 30º aniversário no dia 11/08/2025 a partir das 19h30 no Cine Marquise em São Paulo com a exibição do filme Malu, de Pedro Freire, seguida de debate com a atriz Débora Duboc.

O Grupo

O Grupo Cinema Paradiso foi criado em 1995 a partir de reuniões informais entre amigos na casa da família Mogadouro, tendo as irmãs Cláudia e Ângela à frente e sua mãe D. Elza, falecida em 2022, como apoiadora e anfitriã. A família sistematizou esses encontros e o cinema foi escolhido como base para as conversas. Os amigos combinaram que as discussões sobre os filmes ocorreriam de forma quinzenal, sempre na mesma casa, e que seria escolhido um filme em cartaz nos cinemas de São Paulo. O filme democraticamente escolhido pelo grupo seria o tema para a reunião seguinte. Naquele grupo não havia ninguém que fosse ligado a cinema profissionalmente, nenhum crítico, cineasta ou estudioso do assunto. Eram fãs de cinema e cinéfilos que desejavam compartilhar suas impressões entre os amigos. E assim é há 30 anos. A cada início da reunião, o grupo escolhe o próximo filme a ser discutido. O filme não é assistido conjuntamente. Cada pessoa assiste no seu tempo e as reuniões presenciais, que acontecem aos domingos à tarde, contemplam as variadas percepções do filme, sem buscar consenso. O grupo tem um caráter intimista e informal. Hoje, as reuniões quinzenais ocorrem na Casa da Cidade, na Vila Madalena, e agregam de 30 a 35 pessoas, o que garante uma dinâmica horizontal e um espaço para todos falarem. Desde sua criação, o grupo já discutiu quase 800 filmes de todos os gêneros e de várias nacionalidades e diretores.

Mais informações no site www.grupocinemaparadiso.com.br

Malu

Como forma de prestigiar o Cinema Nacional, os filmes escolhidos para a comemoração anual de aniversário do Grupo Cinema Paradiso no Cine Marquise são sempre brasileiros. Para este ano, foi escolhido o filme Malu, que narra a trajetória de uma atriz desempregada de 50 anos que vive das memórias de seu passado glorioso, divide uma casa na periferia do Rio de Janeiro com sua mãe conservadora, enquanto também lida com um relacionamento conturbado com sua própria filha. Cruzando três gerações de mulheres, o filme explora questões de saúde mental, autoconhecimento e amadurecimento. Interpretado por um trio afiado de atrizes, a veterana Juliana Carneiro da Cunha, a atriz-diretora Yara de Novaes e a jovem Carol Duarte, Malu emociona e provoca reflexões profundas. Lançado em circuito comercial no Brasil em outubro de 2024, o filme merecidamente fez uma boa campanha nos cinemas, tendo ficado em cartaz por quase 3 meses e visto por quase 30 mil espectadores. Não são números desprezíveis, tratando-se de um filme nacional no combalido mercado exibidor brasileiro. Malu estreou no Festival de Sundance em 2024, onde o diretor Pedro Freire recebeu o grande prêmio do júri de melhor diretor. Foi exibido em vários festivais brasileiros e internacionais. Recentemente, Malu ganhou três prêmios no Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro de 2025: melhor roteiro original, melhor diretor estreante e melhor atriz coadjuvante (Juliana Carneiro da Cunha).

O diretor

Pedro Freire nasceu em São Paulo em 14 de novembro de 1980. Filho do ator Herson Capri e da atriz Malu Rocha, Pedro é diretor, preparador de elenco e roteirista. Aos 18 anos foi para Madri estudar direção teatral na Casa da América. Aos 21, cursou direção cinematográfica na Escuela de San Antonio de Los Baños em Cuba. Realizou os curtas metragens Ver a Laura (2006), Antessala (2006), O Teu Sorriso (2009), Se por acaso (2016) e Depois da Festa (2018). Malu é seu longa de estreia e foi inspirado na vida da sua mãe, a atriz Malu Rocha;

Serviço

  • Evento: Comemoração dos 30 anos do Grupo Cinema Paradiso
  • Onde: Cine Marquise – Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – São Paulo – Metrô: Consolação
  • Quando: 11/08/2025, 2ª feira, a partir das 19h30
  • Filme: Malu (direção: Pedro Freire, 2024, 100’)
  • Início do filme: 20h (haverá debate após a sessão com a atriz Débora Duboc)
  • Ingresso: R$ 15,00 (preço único)

Informações para a imprensa
João Moris
Telefone: 11 99607-2435 (WhatsApp)
morisame@jmm.com.br

0 comentários: