01.10.2025
Cartaz da 49ª Mostra Internacional de SP feito por Valter Hugo Mãe
Para começar, temos esse lindo cartaz, assinado pelo escritor português Valter Hugo Mãe. Para quem não sabe, Valter nasceu em Angola, mas passou a maior parte da vida em Portugal. Mais conhecido como escritor, ele é também editor, apresentador de TV, cantor e artista plástico. Além do cartaz, Valter será duplamente homenageado pela Mostra em dois filmes. Ele é o protagonista do documentário De Lugar Nenhum, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes (diretor de José e Pilar, de 2010) e co-produzido por Fernando Meirelles. A Mostra também exibirá O Filho de Mil Homens, dirigido por Daniel Rezende, com Rodrigo Santoro no elenco, adaptação da obra homônima de Valter.
Outros filmes inéditos
Alguns filmes confirmados para a 49ª Mostra são:
● Sound of Falling, de Mascha Schilinski, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes e selecionado pela Alemanha para disputar a indicação ao Oscar® de melhor filme internacional.
Cena do Filme Sound of Falling (Foto:Divulgação)
● Living the Land, de Meng Huo, que venceu o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim.
● Urchin, ganhador do prêmio de melhor ator, para Frank Dillane, e prêmio da crítica da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. É a estreia na direção do ator Harris Dickinson, de Babygirl (2024).
● La Petite Dernière, de Hafsia Herzi, que levou o prêmio de melhor atriz, para Nadia Melliti, do Festival de Cannes, além da Palma Queer.
● Mirrors No. 3, novo trabalho do cineasta alemão Christian Petzold. ● Nouvelle Vague e Blue Moon, as duas obras mais recentes do diretor norte-americano Richard Linklater, referência do cinema independente, diretor da trilogia Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr do Sol (2004, 28ª Mostra) e Antes da Meia-Noite (2013) e de Boyhood – Da Infância à Juventude (2014).
Cena do filme Nouvelle Vague (Foto: Divulgação)
Dracula e Kontinental ’25, ambos do inquieto diretor romeno Radu Jude, considerado um dos realizadores mais instigantes do cinema europeu atual. Conhecido por Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021, 45ª Mostra) e Não Espere Muito do Fim do Mundo (2023, 47ª Mostra).
Bugonia, do diretor grego Yorgos Lanthimos, que estreou mundialmente na competição do Festival de Veneza. Lanthimos já é conhecido pelos frequentadores da Mostra, que já exibiu vários de seus filmes: Dente Canino (2009, 33ª edição), Alpes (2011, 36ª edição), A Favorita (2018, filme de abertura da 42ª edição) e Nimic (2019, 43ª edição). Também dirigiu O Lagosta (2015), Pobres Criaturas (2023) e Tipos de Gentileza (2024).
Abertura
A abertura da Mostra será na Sala São Paulo, no dia 15 de outubro. Será exibido o longa-metragem Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes, com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman e das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam no filme. Sirât foi escolhido pela Espanha para disputar uma vaga no Oscar® 2026 na categoria de melhor filme internacional.
Cena do filme Sirât (Foto: divulgação)
Circuito Exibidor
Circuito pago
● Cine Segall (Museu Lasar Segall)
● Cinesala
● Cine Satyros Bijou
● Cinemateca Brasileira: Sala Grande Otelo, Sala Oscarito e Sala Petrobras na Mostra
● Cinesesc
● Espaço Petrobras de Cinema: Sala 1, Sala 2, Sala 3 e Sala 4
● Multiplex Marabá: Sala 1 e Sala 5
● Cultura Artística
● IMS Paulista (a primeira sessão do dia é gratuita)
● Reserva Cultural: Sala 1 e Sala 2
●Sato Cinema
Circuito com valores populares
●Biblioteca Roberto Santos
●CCSP – Centro Cultural São Paulo | Sala Paulo Emílio e Sala Lima Barreto
●SPCine Olido
Circuito gratuito
● Centro de Formação Cultural Tiradentes
● CEU Aricanduva
● CEU Barro Branco
● CEU Butantã
● CEU Caminho do Mar
● CEU Carrão
● CEU Feitiço da Vila
● CEU Freguesia do Ó
● CEU Jaçanã
● CEU Jambeiro
● CEU Meninos
● CEU Parque do Carmo
● CEU Parque Novo Mundo
● CEU Parque Veredas
● CEU Paz
● CEU Perus
● CEU Pinheirinho
● CEU Quinta do Sol
● CEU São Miguel
● CEU São Pedro
● CEU São Rafael
● CEU Taipas
● CEU Tremembé
● CEU Três Lagos
● CEU Vila Alpina
● CEU Vila Atlântica
● CEU Vila do Sol
Sessões especiais
● Sala São Paulo
● Museu da Língua Portuguesa
A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 16 a 30 de outubro de 2025.
Patrocinadores da 49ª Mostra
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.
0 comentários:
Postar um comentário