COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL
CAPÍTULO I – SALAS DE CINEMA DA CIDADE DE SÃO PAULO

26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte

Foto: Fernando T.H.F. Machado. Acervo Pessoal.

Nesta época, em que a própria Memória do Cinema Nacional corre sério risco, como vimos no recente incêndio das instalações da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo, é imperioso preservar a nossa História e garantir a sua divulgação para as futuras gerações de amantes da Sétima Arte.

Nas discussões sobre o Cinema no Brasil, poucas vezes são mostrados de forma sistemática dados quantitativos, como por exemplo: qual é a fatia das produções nacionais e estrangeiras em nosso mercado cinematográfico? Quantas salas de cinema existem na cidade de São Paulo? E no território nacional? O número de espectadores tem aumentado ou diminuído ao longo dos anos? Como a pandemia afetou a frequência aos cinemas?

Para responder a essas e a outras perguntas, aproveitei a oportunidade para colocar em prática minha insaciável curiosidade sobre números, dados, fatos e estatísticas. Com formação em Economia e apetite pela História, estou iniciando a divulgação dos primeiros resultados de minhas pesquisas.

O foco deste primeiro Capítulo são salas de cinema existentes na cidade de São Paulo. Quantas são? Onde estão? Quantas são públicas? No caso das salas particulares, quantas pertencem a cinemas de rua e quantas estão em shopping centers?

A fonte dos dados mostrados nesse texto é a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo (SMUL). Os dados mais recentes referem-se a 2017, ano em que a metrópole paulistana contava com 376 salas públicas e privadas de exibição de filmes distribuídas ao longo de seus 96 distritos, com uma média de cerca de 200 assentos por sala cinematográfica.

Dados mais recentes da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), divulgados durante a pandemia indicaram, sem mostrar a sua divisão geográfica por distrito da cidade, que o número atual é de 372 salas no município de São Paulo, além de quinze salas que estão nos CEUs (Centros Educacionais Unificados), que serão objeto do segundo Volume.

Relativamente aos números apresentados, cumpre registrar que uma pesquisa como essa é, muitas vezes, penosa e complicada. Quando existem, as bases de dados sobre Cinema podem apresentar formatos diferentes. Às vezes, as informações podem ser até conflitantes além de muitas vezes não serem apresentadas definições sobre o que está sendo mostrado na estatística divulgadas.

Exemplo: a Prefeitura categoriza as salas como públicas ou particulares, enquanto a ANCINE categoriza as salas como comerciais ou não-comerciais. Entretanto, nem todas as salas públicas podem ser consideradas como não-comerciais, tendo em vista que cobram ingresso, ainda que em valor menor do que a média geral.

Então, observamos um problema metodológico envolvendo, por exemplo, as salas públicas administradas municipalmente que cobram um valor menor do ingresso em relação ao cobrado por outros centros exibidores. A questão é complexa e não será esgotada aqui, mas é um bom ponto de partida para uma ou mais pesquisas futuras. Deste modo, a distribuição mostrada será a divulgada pela Prefeitura de São Paulo.

Desejo a todos e a todas uma ótima jornada rumo ao universo dos números do nosso Cinema!

1) TOTAL DE SALAS DE CINEMA NA CIDADE DE SÃO PAULO:

Das 376 salas cinematográficas, 360 são particulares e 16, públicas, considerando os âmbitos municipal, estadual e federal. Cerca de 2 em cada 5 salas de cinema pertencem aos Distritos da Bela Vista, Consolação, Itaim Bibi, anto Amaro, Campo Grande, Pinheiros e Vila Mariana. O mapa a seguir mostra a escassez de salas de cinema nas regiões periféricas da cidade:
2) SALAS PÚBLICAS DE CINEMA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Pouco menos da metade (sete) das dezesseis salas públicas de cinema da cidade encontram-se nos Distritos da Vila Mariana, Liberdade e Perdizes. O mapa a seguir mostra essa concentração:
3) SALAS PARTICULARES DE CINEMA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Aproximadamente 2 em cada 5 das 360 salas de cinema particulares pertencem aos Distritos da Bela Vista, Consolação, Itaim Bibi, Santo Amaro, Campo Grande, Pinheiros e Vila Andrade.
4) SALAS PARTICULARES DE CINEMA DE RUA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Cerca de 90% das 36 salas de cinema de rua no Município estão localizadas nos Distritos da Consolação, República, Jardim Paulista, Vila Mariana, Pinheiros e Itaim Bibi, conforme mostra o mapa abaixo:
5) SALAS DE CINEMAS PARTICULARES EM SHOPPING CENTERS

Aproximadamente 2 em cada 5 das 324 salas de cinema particulares em shopping centers estão localizadas nos Distritos da Bela Vista, Santo Amaro, Campo Grande, Itaim Bibi, Pinheiros, Consolação e Vila Andrade, como ilustra o mapa abaixo:
Veja também outros capítulos da COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL

0 comentários: