COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL
CAPÍTULO II – OS CEUs E OUTRAS SALAS DE CINEMA DA CIDADE

26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte


Neste segundo Capítulo, a ênfase são as salas cinematográficas localizadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Criadas em 2002, atualmente existem 46 destas unidades escolares diferenciadas. De acordo com o site da Secretaria Municipal de Educação, seu objetivo é “promover uma educação à população de maneira integral, democrática, emancipatória, humanizadora e com qualidade social. Juntando não somente educação, mas também, a cultura, o esporte, lazer e recreação, possibilitando o desenvolvimento do ser humano como um todo, como pessoa de direitos e deveres e dono de sua história.”.

Agradeço à Cláudia, nossa querida Coordenadora do Grupo Cinema Paradiso, por auxiliar nos trabalhos deste II Capítulo ao esclarecer que a maior parte das salas cinematográficas dos CEUs na verdade se enquadram mais como “cineteatros” do que como cinemas, pois são fundamentalmente salas de teatro equipadas com projetores; nessas, as sessões cinematográficas não têm programação regular.

Outro precioso esclarecimento da nossa Coordenadora: atualmente, quinze das quarenta e seis salas existentes nos CEUs são utilizadas regularmente pelo CircuitoSPCINE - rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo – que agrega, ainda, cinco outras salas localizadas na Biblioteca Roberto Santos, no Centro Cultural São Paulo (duas salas, Lima Barreto e Paulo Emílio) e Galeria Olido (Cine Olido).

Aliás, a classificação de “cineteatro” era bastante utilizada na primeira metade do século XX: nos anos 1940, o Anuário Estatístico do Brasil mostrava que 370 (cerca de 28%) das 1.317 salas cinematográficas existentes no País em 1944 eram classificadas como “cineteatros”.

Por fim, observa-se a existência de pelo menos outra sala de projeção além das acima referidas na rede cultural pública da cidade de São Paulo: a existente na Biblioteca Municipal Viriato Corrêa (Vila Mariana).

Feitos esses esclarecimentos, voltamos a falar dos CEUs: para a melhor compreensão da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo e de como os CEUs se enquadram nesse cenário, primeiramente deve-se observar que existem diversas categorias de estabelecimentos de ensino, conforme ilustra a Tabela 1:

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados abertos da SME.

TABELA 2: ALUNOS MATRICULADOS POR CATEGORIA DE

ESTABELECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (2019)

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados abertos da SME.

Observa-se na Tabela 2 que apenas 8,03% dos alunos da Rede Municipal de Ensino estão matriculados nos CEUs.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS SALAS DE CINEMA NOS CEUs

Cerca de 4 em cada 5 CEUs têm salas equipadas para projeção de filmes, classificadas pela Prefeitura como Teatro/Cinema, com capacidade padrão de 450 assentos por sala.

O mapa a seguir apresenta a divisão territorial dessas 46 salas. O destaque é o Distrito do Sacomã, com 3 salas, seguido pelos Distritos do Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Grajaú, Iguatemi, Jardim Ângela, Lajeado e Sapopemba, com 2 salas cada.

Observa-se, portanto, a localização destas salas de cinema nas regiões mais periféricas da cidade as quais não são atingidas pelas salas de cinema convencionais mencionadas no Capítulo I desta série.

Veja também outros capítulos da COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL:

CAPÍTULO I – SALAS DE CINEMA DA CIDADE DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO III – AS SALAS DE CINEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO IV – AS SALAS DE CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO V – PÚBLICO DO CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO VI – FILMES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM CARTAZ (2019) [+]
CAPÍTULO VII – QUANTOS FILMES BRASILEIROS JÁ FORAM LANÇADOS? [+]
CAPÍTULO VIII – QUANTAS SALAS DE CINEMA JÁ EXISTIRAM NO BRASIL? [+]
CAPÍTULO IX – OS FILMES BRASILEIROS DE 1995 A 2019 [+]
CAPÍTULO X - OS FILMES BRASILEIROS NA DISCUSSÃO DO GRUPO CINEMA PARADISO [+]

0 comentários: