COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL
CAPÍTULO VIII – QUANTAS SALAS DE CINEMA JÁ EXISTIRAM NO BRASIL?

26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte

Este Capítulo, como o anterior, inicia-se com uma pergunta: desde o longínquo ano de 1897, quando foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil (o chamado “Salão de Novidades de Paris” no Rio de Janeiro), quantas salas de cinema existiram no Brasil?

A busca pela resposta foi cansativa e esbarrou em uma triste realidade brasileira: a falta de informações sistematizadas. O site da ANCINE traz os dados de 1971 a 2019, mas não apresenta dados mais antigos.

Após muitas buscas infrutíferas, felizmente descobri que outros pesquisadores já haviam se debruçado sobre o assunto: o Professor Rafael de Luna Freire e a Doutoranda Natasha Hernandez Almeida Zapata.

Ambos publicaram artigo no número 48 da Revista “Significação” da USP (páginas 176 a 201) em 2017 sobre o tema, apresentando dados de 1930 a 1968 com base em estudos anteriores e nos Anuários do IBGE, os quais foram utilizados neste estudo. Juntando-se os dados da ANCINE com os dos pesquisadores mencionados, chegamos ao gráfico a seguir:

GRÁFICO 1: SALAS DE CINEMA NO BRASIL (1930 A 2019)

Fontes: Revista Significação nº 48 (2017) e ANCINE

Os dados existentes mostram o que aparenta ser o final de um movimento de expansão seguido de queda do número de salas de cinema nos anos 30, seguido de crescimento vertiginoso entre o final dos anos 30 e o início dos anos 60.

Também se nota que houve diminuição seguida de novo crescimento do número de salas nos anos 70, seguida por enorme declínio e a retomada a partir dos anos 90, que continuou até 2019, com a recuperação do número de salas que existiam no final dos anos 50.

Observem as lacunas no Gráfico: elas representam anos para os quais não foram encontradas informações. Infelizmente, é uma parte da História do Cinema Brasileiro que vai se perdendo.

O Arquivo Histórico da Cidade de São Paulo possuía uma lista de cinemas que funcionaram do início do século XX a 1929 (a primeira sala de Cinema da Capital foi inaugurada em 1907 e ficava na antiga Rua São João, a atual Avenida São João, na região central. Infelizmente, essa listagem não se encontra mais disponível para consulta pública no site da instituição.

Ainda tenho esperança de encontrar esses dados, ou de encontrar o resultado do trabalho de outros pesquisadores que possam auxiliar na obtenção dessas informações, para que essa importante parte da nossa História não se perca para sempre.

0 comentários: