COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL
CAPÍTULO III – AS SALAS DE CINEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO

26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte


O terceiro Capítulo enfoca as salas cinematográficas localizadas no Estado de São Paulo.

Com base em informações coletadas no site da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), divulgadas após o início da pandemia de 2020, foi possível determinar que 125 dos 645 municípios do Estado de São Paulo (aproximadamente um em cada cinco) possuem salas de cinema.

Esses 125 municípios possuiam 35,12 milhões de habitantes em 2015, de acordo com estimativas feitas pelo IBGE, correspondendo a quase 80% dos 44,4 milhões de habitantes do Estado de São Paulo no mesmo ano.

Das 1.147 salas de cinema do Estado, um terço está localizada na cidade de São Paulo. Se forem somadas também as cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Barueri, chega-se a 50% do total das salas cinematográficas do Estado.

As salas mencionadas contam com 232.682 assentos. A divisão dos percentuais dos assentos no Estado em geral é similar à das salas. A média é de 199 assentos por sala no Estado. A Tabela 1 mostra a quantidade de cidades por número de salas existentes. Observa-se que aproximadamente metade das 125 cidades mencionadas possuem até 2 salas cinematográficas.

Tabela 1: Salas por Cidade no Estado de SP

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

A cidade de Mococa possui o maior número médio de assentos (724 e uma única sala de exibição), com 3,5 vezes a média do Estado de São Paulo.

Em seguida vem Brotas (401 assentos), Dois Córregos, Porto Ferreira e Santa Fé do Sul, com 400 assentos. Essas quatro cidades também têm apenas uma sala de cinema em seu território.

A menor média de assentos por sala foi registrada na cidade de Araras (76 e três salas cinematográficas). Em seguida vem a cidade de Sumaré (média de 88 e total de cinco salas) e Cesário Lange (uma única sala com 99 assentos).

As menores salas de cinema possuem 20 assentos e se encontram na REDE CIDADE CINECLUBE de Taubaté e no CINESESC-Auditório de São Paulo. (O site da ANCINE apresentou o CINESESC como tendo duas salas: uma com capacidade de 279 lugares e outra com capacidade reduzida, decorrendo daí a notação em pauta.)

A Tabela 2 apresenta a classificação das salas por tipo de operação. Observa-se que 96,7% das 1.147 salas tem operação comercial:

Tabela 2: Classificação das salas por tipo de operação

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

Em resumo, o Estado de São Paulo possui apenas cerca de 20% das suas cidades com salas de cinema, mas em compensação cerca de 80% da população do Estado vive nessas cidades. A grande maioria das salas existente é de natureza comercial.

Veja também outros capítulos da COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL:

CAPÍTULO I – SALAS DE CINEMA DA CIDADE DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO II – OS CEUs E OUTRAS SALAS DE CINEMA DA CIDADE [+]
CAPÍTULO IV – AS SALAS DE CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO V – PÚBLICO DO CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO VI – FILMES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM CARTAZ (2019) [+]
CAPÍTULO VII – QUANTOS FILMES BRASILEIROS JÁ FORAM LANÇADOS? [+]
CAPÍTULO VIII – QUANTAS SALAS DE CINEMA JÁ EXISTIRAM NO BRASIL? [+]
CAPÍTULO IX – OS FILMES BRASILEIROS DE 1995 A 2019 [+]
CAPÍTULO X - OS FILMES BRASILEIROS NA DISCUSSÃO DO GRUPO CINEMA PARADISO [+]

0 comentários: