COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL
CAPÍTULO IV – AS SALAS DE CINEMA DO BRASIL

26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte


O quarto Capítulo da coleção analisa quantitativamente as salas cinematográficas localizadas nos estados e regiões do Brasil.

A partir de pesquisa no site da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), com informações divulgadas após o início da pandemia de 2020, foi possível determinar que apenas 482 dos 5.570 municípios do Brasil (cerca de 8,7%) possuem salas de exibição cinematográfica, com um total de 719.038 assentos. Das 3.691 salas de cinema do Brasil, metade está localizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Tabela 1 apresenta essa divisão:

Tabela 1: Salas de Cinema por Estado

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

A Tabela 2 ilustra a quantidade de municípios com salas de cinema em cada estado (existem 21 salas não categorizadas por estado e município, as quais não foram incluídas neste estudo, assim como salas pertencentes aos CEUs de São Paulo, por exemplo).

Observa-se o destaque do Distrito Federal (considerado como uma única unidade) e Rio de Janeiro, onde 40% das cidades possuem salas cinematográficas. Por outro lado, Tocantins, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte apresentam o menor percentual de municípios com salas cinematográficas:

Tabela 2: Municípios com salas de Cinema no Brasil:

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

De acordo com estimativas feitas pelo IBGE, os 482 municípios com salas de cinema possuiam 119,9 milhões de habitantes em 2015, correspondendo a pouco menos de 60% dos 204,4 milhões de habitantes do País naquele ano.

Ou seja, apenas cerca de 3 em cada 5 habitantes do Brasil vivem em cidades onde podem desfrutar a magia do Cinema. A Tabela 3 ilustra a porcentagem de habitantes de cada estado que habita municípios com salas cinematográficas:

Tabela 3: Habitantes de Municípios com salas de Cinema

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

O Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e São Paulo concentram o maior número de habitantes com acesso a salas cinematográficas em seu município de residência, ao passo que no Piauí, Tocantins e o Rio Grande do Norte pouco mais de um terço da população habita municípios com salas de cinema.

A Tabela 4 apresenta os dados de salas de cinema e população com divisão por Região do País, com destaque para a Região Sudeste:

Tabela 4: Habitantes de Municípios com salas de Cinema no Brasil - Divisão Regional

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

A Tabela 5 apresenta a classificação das salas por tipo de operação. Observa-se que 96,3% das 3.691 salas cinemaográficas tem operação comercial.

Tabela 5: Classificação das salas por tipo de operação

Fonte: Elaboração própria a partir dos dados da ANCINE

Em resumo, Brasil possui apenas 8,7% das suas cidades com salas de cinema, mas em compensação cerca de 60% da população do País vive nessas cidades. A grande maioria das salas existente é de natureza comercial.

Veja também outros capítulos da COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL:

CAPÍTULO I – SALAS DE CINEMA DA CIDADE DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO II – OS CEUs E OUTRAS SALAS DE CINEMA DA CIDADE [+]
CAPÍTULO III – AS SALAS DE CINEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO V – PÚBLICO DO CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO VI – FILMES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM CARTAZ (2019) [+]
CAPÍTULO VII – QUANTOS FILMES BRASILEIROS JÁ FORAM LANÇADOS? [+]
CAPÍTULO VIII – QUANTAS SALAS DE CINEMA JÁ EXISTIRAM NO BRASIL? [+]
CAPÍTULO IX – OS FILMES BRASILEIROS DE 1995 A 2019 [+]
CAPÍTULO X - OS FILMES BRASILEIROS NA DISCUSSÃO DO GRUPO CINEMA PARADISO [+]

1 comentários:

Anônimo disse...

Salve caro Fernando, PARABÉNS por esse belo e minuciosos estudo... a distribuição de salas mostra bem a concentração de renda. Numa cidade como SP é vergonhoso que a grande maioria dos bairros não tenha sala de cinema. E a grande maioria dos cinemas está localizada em shoppings. Há também de se perguntar quem frequenta cinema nas salas de rua que ainda resistem do interior do estado de SP, por exemplo. Que tipo de filmes passam? Notei que no seu texto você escreveu que o Brasil tem 13.691 salas, quando na verdade são 3.691, conforme demonstra o quadro. Não sei se você computou os dados, mas seria interessante saber quantas salas de cinema existia na cidade de SP há 50 ou 60 anos, por exemplo. Com certeza, o dobro pelo menos, e com muito mais disponibilidade de assentos pois os cinemas eram enormes. Bem, muito obrigado por sua generosidade e disponibilidade e nos ofertar estes dados. Grande abraço, João Moris