26/08/2021
Por Fernando T.H.F. Machado
Economista e admirador da Sétima Arte
Este décimo Volume é dedicado às estatísticas do Grupo Cinema Paradiso. O Grupo foi criado em 1995 e, desde então, vem se reunindo em média a cada duas semanas (exceto nos meses de julho e nas épocas de festas de final de ano) para discutir filmes escolhidos por seus integrantes, sob a Coordenação da nossa querida Cláudia. No final de cada reunião cada participante dá uma nota à obra cinematográfica discutida, a qual é contabilizada para possibilitar uma média geral para o filme.
Para mim é uma honra poder participar das discussões do Grupo desde 2015. Sempre me interessei por História e também por números, e confesso que em diversas ocasiões pensei em escrever sobre as estatísticas relativas aos filmes discutidos, de forma a auxiliar na preservação desta experiência tão legal que é o Grupo Cinema Paradiso. Gosto muito do caráter democrático do Grupo e posso dizer que sempre saio de uma reunião com mais conhecimento do que entrei.
Há alguns dias dois dos integrantes do Grupo, Ozíris e Luciano, publicaram no nosso fórum de discussões a listagem dos filmes discutidos entre 2005 e 2021, e aí veio a inspiração para esse artigo.
Além da nossa querida Coordenadora Cláudia, a Ozíris e o Luciano, agradeço de coração a querida Amiga Mila, que também está pesquisando a História do Grupo Cinema Paradiso desde a sua fundação até a atualidade, por ter disponibilizado a excelente pesquisa que está realizando sobre as atividades do Grupo, parte da qual está refletida na organização criteriosa dos dados no site do Grupo. Sem a contribuição dessas pessoas, esse estudo não seria possível.
Deste modo, foi feito o levantamento das discussões dos filmes no Grupo Cinema Paradiso entre 2005 e 2021 (420 obras), com ênfase nas produções nacionais (98 filmes).
O Gráfico 1 apresenta o número de filmes discutidos a cada ano entre 2005 e 2021, com a observação de que a baixa contagem para o ano de 2021 se deve ao fato de que só foram contabilizadas as discussões do primeiro semestre. Em média, foram discutidos em torno de 25 a 26 filmes por ano no período, com incrível regularidade entre 2012 e 2020:
GRÁFICO 1: QUANTIDADE ANUAL DE FILMES DEBATIDOS
Elaboração própria. Fonte: Mila Ferrari (arquivo pessoal).
O Gráfico 2 apresenta o número de filmes brasileiros discutido pelo Grupo Cinema Paradiso entre 2005 e 2021. Em média foram discutidos cerca de 6 filmes brasileiros por ano, pouco menos de um quarto do total de filmes debatidos. Novamente, a contagem para 2021 abrangeu apenas o primeiro semestre. Pode-se observar que houve uma grande variação a cada ano na quantidade de filmes brasileiros debatidos:
GRÁFICO 2: QUANTIDADE ANUAL DE FILMES BRASILEIROS DEBATIDOS
Elaboração própria. Fonte: Mila Ferrari (arquivo pessoal).
O Gráfico 3 apresenta a média anual das notas atribuídas pelos membros do Grupo Cinema Paradiso após as discussões das obras cinematográficas. Das 420 obras discutidas, a 9 (2,1%) não foram atribuídas notas.
Em geral a média das notas para os 411 filmes restantes (97,9% do total) ficou acima de 8 (oito) em cada ano analisado (2005 a 2021). Para os últimos anos foi observada uma elevação da média anual das notas, sendo que a média de 2020 situou-se num patamar um pouco abaixo de 9 (nove).
Observou-se em 2021 um ligeiro declínio da média de notas em relação a 2020, mas como a contabilização só alcançou o primeiro semestre deste ano, ainda é cedo para saber se essa tendência será confirmada ou não.
GRÁFICO 3: NOTAS MÉDIAS ANUAIS DOS FILMES DEBATIDOS
Elaboração própria. Fonte: Mila Ferrari (arquivo pessoal).
Veja também outros capítulos da COLEÇÃO ESTATÍSTICAS DO CINEMA NO BRASIL:
CAPÍTULO I – SALAS DE CINEMA DA CIDADE DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO II – OS CEUs E OUTRAS SALAS DE CINEMA DA CIDADE [+]
CAPÍTULO III – AS SALAS DE CINEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO [+]
CAPÍTULO IV – AS SALAS DE CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO V – PÚBLICO DO CINEMA DO BRASIL [+]
CAPÍTULO VI – FILMES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM CARTAZ (2019) [+]
CAPÍTULO VII – QUANTOS FILMES BRASILEIROS JÁ FORAM LANÇADOS? [+]
CAPÍTULO VIII – QUANTAS SALAS DE CINEMA JÁ EXISTIRAM NO BRASIL? [+]
CAPÍTULO IX – OS FILMES BRASILEIROS DE 1995 A 2019 [+]
0 comentários:
Postar um comentário